Educação Ambiental
Curiosidades
Na maioria dos países, é no campo que ocorre o maior consumo de água: a agricultura intensiva consome mais de quinhentos litros por pessoa ao dia. De 1900 até os nossos dias, a superfície de cultivo irrigado triplicou. Os sistemas tradicionais de irrigação aproveitam apenas 40% da água que utilizam. O resto evapora ou se perde.
Desentupidoras proporcionam saneamento, sustentabilidade e qualidade de vida.
As desentupidoras são as empresas do saneamento básico, da sustentabilidade e da qualidade de vida. Por meio de seus serviços variados, as desentupidoras conseguem proporcionar à sociedade esse trio de benefícios.
Quando as companhias de saneamento básico não conseguem atingir 100% da população, tanto para coletar quanto para tratar o esgoto, as empresas desentupidoras entram em ação coletando e transportando o esgoto das fossas, impedindo que os dejetos sejam descartados nos mananciais.
Quem usa os serviços proporcionados por empresas desentupidoras tem mais qualidade de vida e é mais feliz, pois tem menor probabilidade de cotrair doenças relacionadas ao esgoto descartado a céu aberto ou às pragas urbanas
A maioria das desentupidoras possuem equipamentos de hidrojateamento com o qual é possível realizar manutenções em residências, indústrias e na infra-estrutura urbana. Essa manutenção proporciona a sustentabilidade. Quando as coisas podem ser reparadas, outras novas não precisam substituí-las. Dessa maneira, os recursos naturais são preservados para as gerações futuras.
As empresas desentupidoras também colocam um fim em pragas urbanas por meio de estudos de caso, aplicação de projetos de controle, bem como dedetizações em casos de necessidade extrema. O controle das pragas urbanas é essencial para conter o alastramento de doenças.
A verificação de galerias e bueiros, bem como o desentupimento dos mesmos é um típico serviço realizado por empresas desentupidoras, tendo em vista a prevenção de enchentes em épocas de chuvas.
Por todas essas vantagens e outras mais que não foram ditas, as empresas desentupidoras proporcionam a qualidade de vida para as pessoas que usufruem de seus serviços.
Quem usa os serviços de empresas desentupidoras renomadas adoece menos, tem menos probabilidade de contrair alguma enfermidade relacionada ao esgoto, à água contaminada, ao contágio realizado por pragas urbanas.
Dessa maneira, as empresas desentupidoras proporcionam saneamento básico ou pelo menos completam o sistema de saneamento básico das cidades; Elas também proporcionam meios de manutenção, bem como prevenção de doenças, o que impede – por exemplo – a retirada de recursos naturais para a produção de medicamentos e outros itens, preservando-os para as gerações futuras. Tudo isso se reflete numa maior qualidade de vida tanto para a nossa geração quanto para as gerações seguintes.
Dez curiosidades sobre a água e a contribuição das desentupidoras para a saúde da população
Só 0,01 % da água do planeta é doce e acessível aos seres humanos.
A água é a substância mais preciosa do Planeta Terra. Se mal utilizada pode causar sérios problemas e até guerras. Leia abaixo algumas curiosidades sobre esse líquido:
1. Uma criança morre a cada oito segundos no mundo por conta de doenças relacionadas à água poluída. O esgoto residencial e industrial descartado nos rios e praias por conta do sistema de esgoto encanado precário é responsável por essa contaminação. As empresas desentupidoras ajudam a manter a água limpa na medida em que coletam o esgoto das fossas sépticas e transportam até as estações de tratamento;
2. No ano de 1829 foi criada na cidade de Londres, na Inglaterra, a primeira estação de tratamento de água da história;
3. Aproximadamente um bilhão de pessoas no mundo não tem acesso à água potável;
4. Somente 0,01% da água do Planeta Terra é doce e ao mesmo tempo acessível. E quanto mais a população mundial cresce, menor é a quantidade de litros de água doce por pessoa. Sem beber água, um indivíduo pode viver até três dias;
5. Aproximadamente 50% da população brasileira têm acesso à rede encanada de esgoto. O restante utiliza fossas sépticas ou descarta o esgoto em locais inapropriados. Quando coletado e transportado pelas empresas desentupidoras, o esgoto é tratado, transformado em adubo e a água proveniente dele é, depois de tratada, enviada para represas com o objetivo de serem reaproveitadas;
6. Boa parte da água doce encontra-se no subsolo e isso provoca situações inusitadas como o afundamento das áreas de onde ela é extraída. A Cidade do México, por exemplo, afundou em determinados locais por conta da extração de água de lençóis subterrâneos;
7. No Quênia, a água pode ser até quatro vezes mais cara que nos Estados Unidos, devido a sua escassez;
8. A China concentra 45% das represas de água do mundo;
9. A maior bacia hidrográfica do mundo situa-se na região amazônica, no Brasil;
10. Aproximadamente 80% das doenças do mundo são provocadas por meio da água contaminada. Novamente, as desentupidoras diminuem essa incidência de doenças ao realizarem a coleta e o transporte de esgoto até as estações de tratamento e evitar, dessa forma, a contaminação de rios, lagos, lagoas, riachos, córregos, praias, represas, e outros locais.
Construir uma fossa séptica é fazer parte de um mundo sustentável
Quem mora em lugares onde a rede de esgoto não existe é recomendável que se construa uma fossa séptica. Se você já possui uma e necessita de manutenção ou de serviço de coleta, ligue (21) 3365.8956 e fale com os nossos técnicos.
Água tem gosto, pode acreditar!
Você conhece o trabalho dos degustadores de água? Os degustadores são responsáveis por provar a água, antes que ela seja distribuída para a população.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) seleciona os degustadores por meio de testes de sensibilidade. Os candidatos participam de um curso que proporcional demonstrações práticas misturadas com aulas teóricas.
Os degustadores precisam aprender a identificar diversas substâncias que, dissolvidas na água, proporcionam gostos característicos. A água pode apresentar:
-
Gosto de cloro;
-
Gosto frutal;
-
Gosto de vegetação;
-
Gosto floral;
-
Sabor amargo ou salgado;
-
Odores variados.
Qual o papel da degustação de água?
É por meio da degustação que a Sabesp coleta dados para correções da água potável, antes que ela seja distribuída para a população.
Em síntese, o ciclo da água e do esgoto funciona da seguinte maneira:
O esgoto coletado por tubulações e por desentupidoras é tratado e descartado nas represas. Aí entra em cena o trabalho das estações de tratamento de água que contam com degustares.
O esgoto é coletado por tubulações ou por empresas desentupidoras. Uma parte dele é tratado, outra não. Mas ambas as partes são descartadas dentro de represas. Aí, entra o trabalho das estações de tratamento de água. Elas recolhem a água da represa e realizam um tratamento específico. Depois do tratamento, a água potável é enviada para os degustadores que, por sua vez, informam as estações de tratamento a respeito das correções a serem feitas. Assim, a água limpa é redistribuída para a população e retorna para as estações de tratamento de esgoto e daí, para as represas. E assim sucessivamente.
Sendo assim, o degustador de água verifica informações como sabor, odor e gosto da água e, dessa forma, determina se ela está mais amarga, mais salgada, com gosto mais floral ou frutal, por exemplo, e com odor de alguma substância qualquer que esteja dissolvida na água.
Quanto mais degustadores de água em uma companhia de saneamento básico, mais rápida será a comunição entre os funcionários da estação de tratamento e, consequentemente, mais veloz será o tratamento da água.
Um litro de água de esgoto pode conter 20 bilhões de bactérias
Um litro de água de esgoto pode contaminar milhões de litros de água potável. Cada litro de água de esgoto possui algo em torno de 20 bilhões de bactérias, dentre as quais, inúmeras patogênicas, isto é, capazes de causar doenças.
Então, imagine uma inundação em que a água da chuva se mistura à água de esgotos a céu aberto. Quando as pessoas ingerem essa água contaminada, ou mesmo entram em contato com ela, correm um grande risco de contraírem alguma enfermidade.
Dentre essas enfermidades, podemos citar:
-
A cólera;
-
A esquistossomose;
-
A febre tifóide;
-
A hepatite virótica;
-
A poliomielite;
-
A leptospirose.
O perigo do esgoto a céu aberto
É certo que o Brasil não é nem um exemplo de prosperidade quando o assunto é saneamento básico. Estatísticas atuais dizem que 50% da população não possui acesso ao sistema de esgoto encanado. Logo, a solução que muitas pessoas e indústrias encontram, não é outra, senão o descarte de dejetos à céu aberto.
O esgoto a céu aberto contamina os mananciais de água pura e mata a fauna local. Subtâncias orgânicas degradáveis como, por exemplo, as encontradas em detergentes, fornecem nutrientes em excesso que, por sua vez, contribuem para a proliferação de organismos autótrofos, consumidores de oxigênio. Sem a oxigenação aquática necessária para a sua sobrevivência, os peixes morrem.
Uma solução para o descarte de esgoto a céu aberto é a construção de fossas sépticas econômicas. Uma fossa séptica econômica pode ser construída com um investimento de apenas R$ 100.
A fossa armazena os dejetos humanos e impede que sejam descartados a céu aberto. Posteriormente, esse esgoto pode ser recolhido por uma empresa desentupidora e encaminhado para as estações de tratamento.
Uma fossa séptica econômica aliada ao serviço de limpa fossa exercido por empresas desentupidoras pode ser uma solução para o problema do esgoto a céu aberto.
Porém, nem todo o esgoto coletado atualmente é tratado. Boa parte dele é descartado in natura. Assim, o governo precisa dividir melhor o dinheiro dos impostos e destinar uma maior parte à construção de estações de tratamento. Esse investimento terá um impacto positivo no futuro quando o sistema de saúde pública estiver menos sobrecarregado com pessoas contaminadas com doenças do esgoto.

